Em PortuguêsIn English

Empresa

Família TavaresO início desta empresa familiar na actividade têxtil, remonta ao início do século XX. Teve origem numa pequena manufactura situada na freguesia dos Trinta, pertencente à família Robalo da Fonseca.

No rio lavavam-se as lãs que depois de preparadas eram transformadas, em teares manuais, em cobertores tipo papa.

Manuel Rodrigues Tavares, por casamento com a herdeira Maria José Robalo da Fonseca, vai impulsionar a manufactura dos Trinta transferindo posteriormente a actividade para a cidade da Guarda.

1946 - Aquisição de 1600m2 na Guarda, por Manuel Rodrigues Tavares e seu filho José Henrique, destinados a uma fábrica têxtil.

1950 - Deu entrada na Câmara Municipal da Guarda o Projecto da Fábrica de Cardação, Fiação e Tecelagem de lãs.

1956 - Ampliação do edifício têxtil com a aquisição de uma fábrica de moagem.

As qualidades humanas de José Henrique Tavares incutiram uma dinâmica empresarial e comercial inovadora, contributos importantes no início da modernização e expansão desta indústria.

Empresa - Vista lateral1963 - Constituição da Têxtil Manuel Rodrigues Tavares Lda., sendo os principais dinamizadores os filhos, José Henrique Tavares e Fausto Tavares.

A actividade em fiação industrial inicialmente de carruagem foi evoluindo sucessivamente para equipamentos mais actualizados.

1964 - É adquirida a Unidade Industrial do Rio Diz, primeira fábrica têxtil da cidade da Guarda, edifício industrial do início do século, com o objectivo de aí ser montado um Lavadouro de Lãs.

De 1964 a 1985 - Os irmãos, José Henrique e Fausto formaram uma equipa sólida, resistente às convulsões sociais e económicas da época, conseguindo a consolidação e crescimento desta Industria. A Têxtil Manuel Rodrigues Tavares para além do mercado nacional conseguiu uma boa imagem internacional, nomeadamente na Bélgica, Espanha e Inglaterra.

Após a morte de José Henrique, 1985, é Fausto Tavares quem assume a liderança da gestão conseguindo um envolvimento dos sócios da quarta geração desta Empresa, que com o seu estímulo num ambiente de grande responsabilidade, respeito e confiança permitisse num apoio permanente, de expansão, diversificação e consolidação desta Empresa.

Início da década de 90 - Compra de terreno, perspectivando-se a construção de uma nova unidade industrial.

1997 - Aquisição da empresa, Covilan Laneira da Covilhã, onde os Sócios da Têxtil Manuel Rodrigues Tavares detêm a maioria do capital, de forma a diversificar a actividade têxtil na área da penteação.

Ao longo dos anos a transparência de procedimentos comerciais, a qualidade dos produtos, os investimentos devidamente programados e faseados com crescentes índices tecnológicos, conseguiram que esta empresa fosse considerada líder no mercado de cardado.

1996 - Distinguida com PME Prestigio.

Empresa - Entrada1996 - É concebido um Novo Projecto impulsionado por Fausto Tavares, que visa transferir toda a actividade da empresa, localizada na cidade Guarda, para a zona industrial da Gata.

1997 - Construção da primeira fase da nova unidade industrial.

1998 - Alteração da estrutura societária da empresa com a aquisição das quotas de Maria de Lurdes.

1999 - Incêndio no lavadouro de lãs do Rio Diz, tendo ficado completamente destruído.

2000 - Aquisição de uma Nova Linha de Lavagem, fabricada na Nova Zelândia pela "ANDAR', de última geração tecnológica, com um sistema integrado de lavagem e tratamento de águas residuais, considerado como um dos mais modernos no mundo.

2002 - Início de Implementação do Sistema de Gestão da Qualidade de acordo com a NP EN ISO 9001:2000 com o objectivo de se certificar a Empresa no âmbito da escolha e lavagem de Lãs nacionais e estrangeiras.

Lavadouro Industrial de LãsDesde Maio de 2003- Certificação pela SGS do Lavadouro Industrial de Lãs na actividade de Escolha e Lavagem de Lãs Nacionais e Estrangeiras, segundo a Norma NP EN ISO 9001.


Janeiro de 2007 - Alteração da Denominação Social, ficando como "Têxtil Manuel Rodrigues Tavares, S. A."

Maio de 2008 - Atribuição do N.º de Controlo Veterinário CST 036 (N.º de Identificação: PT - CST 036 - CE) cumprindo todas as exigências aplicáveis do Regulamento CE 1774/2002 do Parlamento Europeu e do Conselho de 3 de Outubro.

Outubro de 2008 - Distinção como PME Líder pela qualidade da sua performance e perfil de risco no âmbito do programa FINCRESCE.

Agosto de 2010 - Distinção como PME Líder pela qualidade da sua performance e perfil de risco no âmbito do programa FINCRESCE.

Somos uma empresa que sempre se pautou por acompanhar os avanços técnicos e tecnológicos na sua área de intervenção. Para dar cumprimento a esta nossa exigência visitamos feiras, participamos em colóquios, seminários e pontualmente em Projectos Nacionais e Europeus com carácter de interesse para a empresa, o sector e a região.

 

Pesquisa
  Newsletter
Email
SI Qualificação SI Qualificação

© 2010 Textil Manuel Rodrigues Tavares, SA. | Política de Privacidade | Serviços Internet: Dom Digital, Lda.